Planta do imóvel
Planta do Imóvel
Não é um documento obrigatório para escriturar um imóvel. Mas porque é aconselhável tê-lo na sua posse?
Ter uma Planta do projeto aprovado pela Câmara, pode contribuir para detalhar a distribuição e medidas das várias divisões do imóvel, bem como confirmar que o imóvel se encontra atualmente em conformidade com a planta aprovada. Informamos que alterações interiores ao imóvel, estão habitualmente dispensadas de licenciamento, à excepção de alterações de esgotos que impliquem projeto.
Os imóveis construídos antes de 1951, antes da entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 38 382 de 7 de agosto de 1951, poderão não ter qualquer projeto na Câmara.
Como obter a Cópia da Planta:
Poderá fazer uma consulta nos serviços da Câmara Municipal do concelho onde se se situa o imóvel. Normalmente a consulta é gratuita.
Aconselhamos que leve uma cópia da Caderneta Predial e da Certidão Predial para identificar o imóvel. Na maioria das Câmaras, poderá solicitar cópias não certificadas das plantas. Como as Câmaras são autónomas, é provável que o custo das cópias, bem como o procedimento para as obter, seja diferente em cada Câmara.*
Sugestões:
Antes de solicitar a cópia da planta na Câmara, verifique se tem alguma cópia junto da documentação mais antiga da escritura do imóvel.
Se o seu imóvel for uma fração de um prédio pergunte ao administrador do condomínio se tem cópias de plantas.
*Ao optar pela mediação imobiliária ajudá-lo-emos a obter a documentação necessária.
Está a pensar em VENDER ou COMPRAR, FALE COMIGO,
para o poder ajudar a tomar a melhor decisão!